quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Um bom começo?


Que tal começarmos mais um blog da net (sobre carros) com algo que alia nostalgia, potência e beleza? Pois bem estamos falando dele o Jaguar E - Type.

Nada mais justo que começar com um resumo de sua (mirabolante) ficha técnica:

Motor/Caixa de marchas: Dianteiro, 6 cilindros (em linha)/ 4 + ré;

Potência/Torque/Cilindrada: 265 Cv/39 kgfm/4.235 cm³

>Lançado em 1961, em Genebra, Suíça, tinha em sua ficha a mecânica de cinco vitórias da Le Mans (seguidas), com seus quatro discos de freios e um motor de "só" 265 cv , suspensão independente nas quatro rodas e 36 kgfm de torque, levara os jornalistas a loucura. O mais incrível é que ele não ficou no lado de dentro do salão, e sim no lado de fora. Porque? Dois pilotos- chefe da Jaguar tinham que chegar as pressas para apresentar o 77RW no salão de Genebra. Ainda bem que saíram de casa com o carro certo.

Pé fundos e estúpidos, nem tentem, esse carro é para os que têm classe, e sabedoria no uso da caranga (e que caranga), delicadeza, com a empunhadura fina, o volante grande perto dos peitos e o tão sonhado assento do motorista. Câmbio "a la inglesa" a poucos centímetros do volante, painel com sete clássicos mostradores da Smith. Um monte de teclas. Um monte de cavalos. Sério, nada de estúpidez.

Um grande e largo túnel da caixa de câmbio e motor reduzem o espaço do acelerador. Bom, me pergunto para que grande, até porque, se meu pé estivesse ali... Ops, esqueci, nada de estúpidez, voltemos a fera: Pedais bem posicionados: Abaixo do acelerador, o motor, abaixo do freio: quatro discos com pinças esperando serem usadas. Bom, o resto é apenas consequência.

Direção leve, firme, não precisa fazer aquecimento para dirigi-lo, afinal ele não é aquele seu gol 94 quadrado 1.0 a gás da sua garagem. Teste os freios Dunlop. Seja feliz. Acelere, e freie, não precisa hesitar, ele não vai embicar. Para aliviar o peso nas rodas, os freios a disco traseiros ficam no centro do carro, ao lado da caixa do diferencial. Evidente, tração traseira.

Saradinho só 1.219 Kg, bom não é preciso ser bom em matemática pra dizer que a relação peso-potência é 4,6 kg/cv. 100 km/h em 7 segundos, sinta inveja, ou tente comprar um. Tente. Ainda não foi tomado por um dos sete pecados capitais? Ok, agora vai ser: 100km/h na segunda marcha, meu carro quase cria uma sexta pra sair dos 80, mas isso não vem ao caso. 240 km/h é o limite. Na quarta marcha a 150km/h, um leve toque a mais no acelerador, faz com que seus seis cilindros e e tripla carburação SU, nos arrasta para fora da Terra. Feche os olhos, pode sonhar, mas vire a cabeça, olhe seu carro na garagem, pronto, pode xingar, só dessa vez, eu deixo. Só pra constar, o gênio projetista foi Malcolm Sayer e o sortudo testador: Norman Dewis.

Texto escrito por TM, ficha técnica retirada da revista "Quatro rodas especial: Clássicos."

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